Youtuber grava racismo

15/12/2015

https://youtu.be/AQZPrpfKOkQ

Os youtubers do Canal Boom  são especializados em pegadinhas mas de vez em quando falam muito sério. O tema da vez é o racismo e foi escolhido pelo líder do Canal, Tiago Fonseca, segundo ele próprio, por conta dos vários episódios recentes de racismo pela internet brasileira. Entretanto, o filme mostra além do racismo, a truculência policial e o ânimo de fazer justiça com as próprias mãos de algumas pessoas. A ação foi filmada com câmeras escondidas em uma rua movimentada da cidade de Apucarana (PR). Tiago, que é negro, e Leonardo, branco, vestiram a mesma roupa e  simularam abrir  um veículo BMW usando um arame.

Enquanto o branco Leonardo recebeu até oferta de ajuda, durante os 15 minutos em que tentou abrir o carro (que é do Tiago), o youtuber foi agredido. Ambos contaram a mesma história: que tinham trancado o carro com as chaves e documentos dentro. Quando Tiago foi tentar abrir o carro, em dois minutos apareceram dois rapazes para tirar satisfação. Em pouco tempo, mais gente aparece para ajudar a conter o suposto bandido, que foi jogado ao chão violentamente. Quando chegaram os policiais, não só ele continuou de cara na calçada como foi algemado. Duas viaturas apareceram. Após os policiais constatarem que o carro era mesmo dele, se ouve um policial dizendo que não ia tirar as algemas. Tiago, algemado, foi colocado dentro da viatura e levado à delegacia. Ele só foi liberado após ser ouvido pelo delegado, que afirmou à reportagem do UOL que ele e a equipe seriam enquadrados por perturbação da ordem pública.

O filme foi postado ontem à tarde  (14/12) YouTube e já tem 422.264 visualizações. Postado também na fan page do Canal Boom, já tem 57 mil vizualizações e mais de 1,2 mil compartilhamentos. Hoje, Tiago Fonseca postou um vídeo-desabafo em que conta a história do Canal Boom e faz um desabafo sobre várias situações de racismo que já sofreu. Confira no vídeo abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=j7K7Kq7l0kc

Post it e vaga para pessoas com deficiência

Um dos filmes sérios mais famosos do pessoal do Canal Boom foi feito em junho deste ano.  É o da pegadinha com o motorista que estacionou em vaga destinada a pessoas com deficiência, filmado em Maringá. A equipe do Canal cobriu de post it o carro, enfurecendo o motorista infrator. O vídeo viralizou nas redes sociais – tem mais de 10 milhões de visualizações – e ganhou o noticiário. Por causa dele, o Tiago Fonseca deu entrevistas até em programas de auditório, como o do Gugu.

https://www.youtube.com/watch?v=TNtkzRQUTKM

Em 2014, eles já tinham feito algo parecido mas com tinta lavável:

https://www.youtube.com/watch?v=5MDc0ZI7dLc

Criado há dois anos como um canal no YouTube, o Boom  tem mais de 382.521.350 visualizações,3.342.365 inscritos e conta com uma equipe de dez pessoas que produzem cerca de duas pegadinhas por mês.