Nada mais previsível as retrospectivas dos principais acontecimentos que marcaram o ano exibidas na televisão e na internet. Uma das mais populares são as feitas pelo Google, chamadas Zeitgeist: Year in Review. Inspirada nelas, a Fundação Holandesa de Alzheimer produziu a sua própria versão da retrospectiva de 2014.
Intitulado #YearInSearch, o vídeo apresenta momentos marcantes na política, no esporte, no entretenimento ou na sociedade em geral. Você consegue imaginar que momentos são esses? Assista ao vídeo acima e se surpreenda no final. Vale a pena!
O Blog Comunicação de Interesse Público recomenda que você assista ao vídeo antes de prosseguir a leitura.
De forma brilhante e até desconcertante, o #YearInSearch confunde a cabeça do espectador ao inserir eventos marcantes como o casamento real do Príncipe George e Kate Middleton, a posse do Papa Francisco XVI e a morte de Nelson Mandela e Steve Jobs. Mas isso aconteceu mesmo? Na verdade, todos os eventos apresentados ocorreram em anos anteriores a 2014, alguns mais recentes – sendo os que mais confundem – e outros mais antigos. No final do vídeo uma frase explica sua real intenção: “Você acaba de experimentar como é ter Alzheimer.” Um dos principais sintomas é confundir a cronologia dos fatos.
Para contribuir com a causa da Fundação basta compartilhar o vídeo ou fazer uma doação no site alzheimer-nederland.nl.