WWF condena anúncio criado para subsidiária no Brasil

01/09/2009

Uma campanha de impacto que passou do ponto foi a criada pela DM9DDB Brasil para a WWF Brasil. Apesar de divulgar o site mundial da organização, a peça, em inglês, foi desautorizada pelos dirigentes da ONG em Washington (leia carta de repúdio aqui). As cenas de dezenas de aviões se dirigindo às Torres Gêmeas de NY e o texto – o tsunami matou 100 vezes mais que o 11/9 – foram fortemente condenados por “não refletir o pensamento da organização”. O anúncio ganhou um prêmio de mérito no One Show concedido pelo One Clube, uma instituição sem fins lucrativas que “se dedica em reconhecer e promover a excelência na propaganda”. Com informações do Ad Freak.

A DM9DDB distribuiu uma nota (em 02/09) dizendo que “o anúncio Tsunami criado para a WWF Brasil foi criado em dezembro de 2008. A agência se desculpou “com todos que foram afetados ou ofendidos com o anúncio. Este anúncio nunca deveria ter sido feito e nao retrata a filosofia desta agência”. A agência informou que a equipe que criou e produziu a peça já não faz mais parte dos quadros da empresa. A WWF Brasil chegou a afirmar que não autorizou a produção nem a publicação da peça. Leia a nota de esclarecimento aqui. No entanto, no final do dia, a DM9DDB e a WWF Brasil assumiram que o anúnciofoi produzido pela agência, aprovado pelo cliente e publicado em um jornal de SP (o nome não foi divulgado), antes de participar de um festival internacional. As duas instituições voltaram a se desculpar pelo ocorrido.

A polêmica está longe de acabar. Agora, descobriu-se que além de um anúncio, havia sido produzido um filme (veja abaixo) que chegou a ser postado no YouTube (foi retirado hoje, 3/9, a pedido da agência). O problema é que a peça está no arquivo do AdLand e foi postado por vários blogs, como o Brainstorm#9 e o do Adonis. O Brainstorm#9 apontou que “a data de produção, indicada na cartela do vídeo, aponta 6 de maio de 2009”.

Até agora (04/9) a DM9DDB e a WWF Brasil já emitiram cinco comunicados oficiais. De acordo com o Meio & Mensagem, tanto o anúncio como o comercial foram inscritos pela DM9DDB no Festival de Cannes mas não chegaram a ser incluídos nos short lists de Press e Film. E uma nova peça, o filme acima, foi feito em maio deste ano especialmente para a competição. Leia na ítegra a matéria do Meio & Mensagem que mostra todas as contradições e repercussões do caso no Brasil e EUA. Uma carta com um pedido de desculpas foi colocada no site da agência com destaque.