Em 2014, o jovem ilustrador chinês Yukai Du,até então mestrando na Central Saint Martins College, em Londres, decidiu desenvolver como seu projeto final a animação Way Out, para abordar um dos conceitos mais abordados nos dias atuais: a era digital.
Sem a necessidade de diálogos e com uma riqueza de cores e sons, a animação de curta metragem busca retratar a relação de dependência exagerada com os smartphones e outros tipos de aparatos tecnológicos que a sociedade atual vem desenvolvendo nos últimos anos. E como as pessoas não se dão conta conta desse “isolamento coletivo” no dia a dia.
Em um tom apocalíptico, a animação de Yukai retrata o terror quando o conteúdo da internet invade literalmente o espaço real e devasta a sociedade aparentemente inexpressiva e sem conexões emocionais. De acordo com o criador, a inspiração para o desenvolvimento da animação surgiu após a leitura do livro Alone Together, da socióloga norte americana Sherry Tuckle, que também retrata o relacionamento dos humanos com os gadgets e suas consequências.
“O contraste exagerado entres cidadãos sem emoções e telefones caracterizados revela nossa dependência excessiva da comunicação virtual. Um consequência dramática e extrema mostra uma atitude negativa e que ninguém pode escapar da tendência da tecnologia que vem originalmente da apetência sem fim de seres humanos”, explica Yukai Du em seu site.