Água agora

24/03/2015

waternow1

O Dia Mundial da Água 2015,  comemorado anualmente no dia 22 de março, contou com a maior campanha por água limpa na história das redes sociais.  Criada pelo produtor filantrópico David Clark e em parceria com a organização sem fins lucrativos World Vision, a campanha Water Now tem como objetivo conscientizar sobre as 748 milhões de pessoas sem acesso à água potável no mundo e levantar fundos para fornecer água fresca e limpa para crianças na Etiópia, Ruanda, Mali, Zâmbia e Moçambique.

A iniciativa uniu, no dia 22 de março, celebridades, lideres de causas sociais e o público em geral no twitter para compartilharem um link do Cause Flash para doar diretamente à World Vision Water usando as hashtags #WaterNow e #WaterEffect.  O Cause Flash é uma plataforma digital inovadora que coleta, reúne e amplifica a interação nas redes sociais (Twitter, Facebook e Google+) entre celebridades, personalidades e o público para que campanhas sociais sejam lançadas instantaneamente.

Artistas como Britney Spear, Jason Mraz, Pharrel Williams, Justin Bieber e a banda One Direction são alguns dos diversos artistas comprometidos com esse call to action que já gerou, incrivelmente, mais de 800 milhões de posts nas redes sociais. A tendência é que ultrapasse um bilhão em poucos dias. “Os impactos desta campanha de mídia social inovadora serão profundos, pois gera consciência e fundos para a construção de poços artesianos que forneçam água fresca e limpa para crianças na Etiópia, Ruanda, Mali, Zâmbia e Moçambique através da World Visio Water”, afirma David Clark, fundador da campanha, em um comunicado de imprensa.

jason mraz pharrel

 

Segundo o site da World Vison, cerca de 1.600 crianças morrem diariamente por diarreias causadas pelo consumo de água contaminada, falta de saneamento e higiene imprópria – mais do que a AIDS e malária juntas. “Acreditamos que toda criança merece água limpa, e estamos comprometidos em fazer todo o possível para ajudar a resolver a crise mundial da água dentro de nossa vida”, disse o Dr. Greg Allgood, vice-presidente de água a World Vision. 

Sobre a escolha em beneficiar a World Vision Water, Clark explica que a organização é a maior fornecedora não-governamental de água limpa no mundo e que possui um enorme programa de engajamento da comunidade, que resulta em um fornecimento de água que pode durar décadas.

#WaterNow foi criada após o sucesso de Flash Flood Good External Link, uma campanha por água limpa criada pelo próprio David Clark e que atingiu mais de meio bilhão de pessoas em 2013. 

 

A World Vision

Em seu site oficial, a World Vision se define como uma organização humanitária cristã dedicada a trabalhar com crianças, famílias e suas comunidades em todo o mundo, procurando resolver as causas da pobreza e da injustiça. É a maior fornecedora não-governamental de água limpa em países em desenvolvimento – atingindo uma nova pessoa com água limpa a cada 30 segundos. Para conhecer mais a organização, acesse aqui. Um estudo independente realizado por um dos grupos acadêmicos da Universidade do Instituto da Água Carolina do Norte, mostrou que quase 80% dos poços fornecidos pela World Vision continuam a funcionar em níveis elevados mesmo depois de 20 anos.

 

Colégio Nossa Senhora das Dores realiza ação para o dia Mundial da Água

Preocupados com a crise hídrica no Brasil, os professores do Colégio Nossa Senhora das Dores, em Belo Horizonte, decidiram preparar diferentes atividades especiais para celebrar o Dia Mundial da Água e trabalhar em prol da conscientização a cerca do assunto.

A ideia é esclarecer como as empresas vêm tentando evitar o desperdício de água e incentivar a população a agir em favor do uso consciente desse bem vital. Por isso, os alunos da escola pretendem ir às ruas amanha, dia 25 de março, para fazerem uma blitz no sinal localizado no cruzamento entre a rua Itajubá e avenida Francisco Sales utilizando banners e adesivos com a frase “Só damos valor quando a fonte seca. Você já se imaginou sem água?”

Ainda segundo a professora Valéria, essa é uma maneira de mostrar para as pessoas que enfrentar a falta d’água depende das nossas ações no dia a dia.