Qual a importância da água na sua vida? É com essa pergunta que a ONU lançou sua campanha que aproveita o Dia Mundial da Água 2015, comemorado no último domingo, 22 de março, para alertar sobre a realidade de mais de 748 milhões de pessoas que não dispõem do acesso à água potável e saneamento básico. Segundo o Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, esse é um dos “problemas mais urgentes” do mundo.
Como o tema do Dia Mundial da Água 2015 é “Água e Desenvolvimento Sustentável”, a campanha destaca o papel essencial e múltiplo da água em diversas áreas – como na saúde pública, indústrias, urbanização e energia – e engaja as organizações e a população, convocando a todos para que compartilharem nas redes sociais fotos, vídeos ou frases que retratem o que a água significa com a hashtag #WaterIs. Veja abaixo.
Segundo o chefe do programa global de Água, Saneamento e Higiene da UNICEF, Sanjay Wijesekera, desde 1990, cerca de 2,3 bilhões de pessoas obtiveram o acesso a fontes de água potável, apesar das circunstâncias adversas. Um dos objetivos de desenvolvimento do Milênio, que era reduzir pela metade a porcentagem da população global sem acesso à água potável, foi atingido em 2010, cinco anos antes do previsto. “Mas há muito que fazer ainda. A água é a essência da vida e mesmo assim, quase 750 milhões de pessoas, principalmente as mais pobres ainda são privadas desse direito humano”, afirma.
De acordo com o Relatório de Desenvolvimento Mundial da Água da ONU de 2015, se a comunidade internacional não melhorar drasticamente o gerenciamento da água, o planeta irá enfrentar um déficit de 40% no abastecimento de água em 2030. A demanda por água está prevista para aumentar em 55% em 2050, sendo que 20% das águas subterrâneas globais já estão superexploradas.
“O início das mudanças climáticas, a crescente demanda sobre os recursos hídricos finitos provenientes da agricultura, da indústria e cidades, e aumento da poluição em muitas áreas estão acelerando uma enorme crise de água – a nível internacional, regional e global”, alerta Ban Ki-moon no site da ONU.
Acesse aqui o site oficial da campanha.