https://youtu.be/yaByLj8A2mk
https://youtu.be/BLqEvVWZzZ4
https://youtu.be/u4ozxlrX158
O tumblr Stoner Sloth traz a nova e polêmica campanha de saúde do departamento australiano de New South Wales e do Serviço local de Informações sobre Álcool e Drogas cujos personagens são bichos-preguiças humanizados. Dirigida a adolescentes, a estratégia criada pela agência Saatchi&Saatchi gerou uma enxurrada de críticas e viralizou rapidamente pela internet, ganhando paródias e memes mundo afora. Os três filmes, que foram ao ar em meados de dezembro, retratam o usuário em situações embaraçosas em casa, na escola e com os amigos. Dificuldade de raciocinar e lentidão, praticamente inviabilizam a vida social dos personagens. O slogan é You’re worse on Weed, que em português seria você é pior com maconha. A campanha também tem fan page no Facebook.
A repercussão negativa incluiu uma manifestação oficial do National Cannabis Prevention and Information Centre (NCPI) da Austrália dizendo que a peça não reflete o pensamento da entidade. Para piorar, Stoner Sloth também é o nome de um site de compras online de maconha, como aponta a reportagem do The Sidney Herald Morning. Em uma nota oficial enviada para o portal norte-americano Mashable, o gabinete do premier de New South Wales afirma que “a campanha educativa Stoner Sloth foi desenhada para encorajar comportamentos positivos em jovens, antes que comecem os maus hábitos e incentivar que parem de usar a maconha antes de ficarem dependentes”. E anunciou que a campanha não seria retirada do ar.
A Saatchi&Saatchi também defendeu a campanha, que custou US$500.000,00. Ouvida pela reportagem do The Sidney Herald Morning, a agência disse que o custo foi moderado e gerou para o cliente retorno significativo do investimento em envolvimento. Os filmes foram visualizados por mais de 4 milhões de pessoas e tiveram milhares de curtidas e compartilhamentos. De acordo com a S&S, a campanha não foi pensada para o olhar adulto e de usuários de maconha e sim para a compreensão dos adolescentes sobre os problemas causados pela droga. As peças passaram por duas séries de pré-testes conduzidos por especialistas que atestaram seu potencial de eficácia. Para a agência, a repercussão internacional foi positiva porque levou o tema para dentro das famílias, onde os adolescentes e seus pais poderão abordar o uso da maconha. O porta-voz da UM, agência digital responsável pela estratégia de social media da campanha, afirmou à reportagem que os comentários negativos sobre as peças não vinham do público-alvo e considerou um indicador de sucesso o número de compartilhamentos e visualizações.
Até mesmo o premier de New South Wales, Mike Baird, comentou a campanha.
Vários especialistas em saúde e prevenção às drogas, no entanto, criticaram duramente a campanha. Além de identificar de forma ofensiva os usuários de maconha, apontaram equívocos na abordagem voltada para os adolescentes, a ausência de informações sobre saúde e os efeitos da substância no organismo tanto no tumblr como na fan page. Aém disso, se a ideia era causa repulsa, o bicho preguiça da Stoner Sloth gerou empatia. Uma empresa rapidamente criou uma camiseta com o personagem Jason e está vendendo-a pela internet.
Reincidente
Não foi a primeira campanha de interesse pública polêmica bancada pelo governo de New South of Wales. Em 2007, o departamento de trânsito local – Roads and Traffic Authority – lançou a campanha Little Pinkie que associava a imprudência no trânsito ao tamanho do órgão sexual masculino.
Com informações da BBC, Mashable, The Sidney Herald e Adweek.