07/10/2016

Preconceito

Mulheres sofrem com limitações de idade.

Velha demais para isso

07/10/2016

As mulheres passam a vida sendo julgadas pela idade. Quantas vezes você já ouviu que é #velhapraisso? É com esta provocação que a Natura ataca o sexismo nosso de cada dia. A nova campanha digital da marca bota mulheres de todas as idades para mostrar que é possível romper os padrões impostos à elas. No filme, a metaleira tatuada de 73 divide a cena com a menina de 11 que é reprimida por gostar de brincar de bonecas.

As cinco personagens do filme criado pela agência Salve fogem ao estereotipo: a mulher que aos 40 resolveu engravidar, a que largou o casamento hétero de 31 anos porque se apaixonou por outra mulher aos 53 e a que muda de carreira aos 64. Quem definiu o que e quando as mulheres podem fazer alguma coisa? A pergunta não tem resposta mas é uma entre tantas amarras sociais que servem de obstáculo para todas elas.

Além da bela sacada contra o machismo para divulgar a linha de produtos anti-idade Chronos, a campanha da Natura pede que as mulheres compartilhem suas histórias de preconceito nas redes sociais usando a #velhapraisso. As histórias são exibidas no hotsite da campanha.

Pioneira

De acordo com matéria do G1, a marca foi precursora no tema ao lançar, há mais de 20 anos, a campanha “Mulher Bonita de Verdade”, com mulheres reais e de diferentes idades. “Nós mulheres passamos a vida sendo julgadas, pela idade, pelo jeito de vestir, pelas atitudes. Natura Chronos propõe uma conversa aberta sobre os julgamentos e padrões aos quais somos submetidas e mostra que nunca é tarde para ser você mesma”, diz Maria Paula Fonseca, diretora de cosmética da Natura.

“A primeira decisão foi assumir a palavra ‘velha’, que é sempre suavizada e escondida atrás de eufemismos limitantes, como idosa, melhor idade e outras”, explica James Scavone, diretor de criação e sócio da agência Salve. “Cada história é uma provocação. Quem nunca ouviu ‘você está velha para isso?’”, diz.