Vamos falar sério sobre segurança pública?

24/10/2014

sou da paz

Para desconstruir alguns mitos a respeito da segurança pública, o Instituto Sou da Paz criou no inicio deste mês uma iniciativa que convida as pessoas a discutirem com seriedade sobre o assunto. Para isso, a campanha conta com quatro vídeos no Youtube que apresentam dados que desmentem boa parte argumentos  que se consolidaram no senso comum por falta de informações.

Um dos vídeos, por exemplo, argumenta sobre a origem das armas que abastecem o crime no Brasil para desmistificar a ideia de que “é fácil importar arma estrangeira pois elas passam pela nossa fronteira e ninguém faz nada” . Outro vídeo questiona a real eficácia da redução da maioridade penal e o foco da mídia nesse assunto, já que apenas 4% dos crimes são cometidos por bandidos com menos de 18 anos. Num outro vídeo, a campanha mostra que talvez o problema não é a impunidade mas a falta de resolução de crimes para que quem os cometeu seja ao menos processados.

Essa foi a forma que o Instituto Sou da Paz e a agência de design Fábrica de Ideias Brasileiras (FIB) encontraram para provocar reflexão nos internautas. Segundo Carolina Ricardo, analista sênior do Sou da Paz, os vídeos destacam pontos da “Agenda Prioritária”, um relatório  que reúne propostas urgentes para enfrentar os principais problemas de segurança pública do país. Este relatório, desenvolvido pelo Instituto e especialistas em segurança pública foi apresentado para o candidatos à presidência de 2014. Confira o relatório aqui.

O Instituto Sou da Paz é uma organização não governamental que trabalha com o objetivo de reduzir a violência no Brasil, contribuindo para a efetivação de políticas públicas de segurança.  Para ajudar o instituto a colocar seus diversos projetos na prática, os usuários podem acessar o site soudapaz.org/doacao e escolher o valor, a forma de pagamento e a frequência das doações.