Dia Mundial da Água e saúde

22/03/2010

Hoje é o Dia Mundial da Água e a agência Lápis Raro criou um anúncio de oportunidade para a Unimed-
BH que une preservação do meio ambiente à saúde. O texto lembra que é preciso beber ao menos dois litros de água todos os dias. E destaca que é preciso preservar o maior recurso natural que existe em todos nós.

De acordo com um comunicado divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a qualidade da água em todo o mundo é ameaçada pelo crescimento populacional e pela expansão das atividades industrial e agrícola. O relatório afirma também que as mudanças climáticas ameaçam alterar o ciclo global hídrico e que há a necessidade urgente que os setores público e privado de todo o mundo se unam para assumir o desafio de proteger e melhorar a qualidade de rios, lagos e aquíferos.

A ONU reforça que a população deve se comprometer a evitar a poluição futura da água, tratando as já contaminadas, e restaurar a qualidade e saúde de rios, lagos aquíferos e ecossistemas aquáticos.

Além da questão humana, o documento fala sobre as perdas econômicas decorrentes, lembrando que a falta de água e de instalações sanitárias, apenas na África, são estimadas em US$ 28,4 bilhões, o que significa cerca de 5% de seu Produto Interno Bruto (PIB). Leia mais aqui. Com informações de O Estado de S. Paulo.