Que exploração é essa?

17/11/2009




A série Que exploração é essa? traduz para o universo infanto-juvenil um tema espinhoso: os abusos sexuais praticados contra crianças e adolescentes. No ar desde o domingo passado no Canal Futura, o programa usa fantoches para contar histórias próximas da realidade.

Produzida pela Casa de Cinema de Porto Alegre, a série de cinco episódios cria um mundo de bonecos animados que, em uma viagem pelo país, flagram situações de prostituição, abuso de poder e aliciamento de menores. Os protagonistas, um pai caminhoneiro e seu filho adolescente, fazem uma viagem juntos em que cada parada, seja no restaurante, no hotel, na praia ou no cybercafé, revela exemplos de como a exploração pode acontecer. A trama de ficção é intercalada com depoimentos de especialistas e autoridades que falam sobre a real gravidade do problema e da importância de enfrentá-lo coletivamente a partir da sensibilização da sociedade como um todo.

A série foi feita em parceria com a ONG Childhood Brasil. Toda a produção do programa foi acompanhada, discutida e avaliada por mais de 30 ong´s e instituições de referência na área – como a WCF Brasil, a Safernet, a Casa de Passagem, de Pernambuco e a Lua Nova, de São Paulo – e por aqueles que foram vítimas de abusos. O programa é exibido aos domingos às 17h20, com reprises às segundas 21h20 e sábados, às 20h20.