Lançada hoje (12/6), Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, a campanha do Ministério Público do Trabalho (MPT) pede que a população não dê esmola ou adquira produtos ou serviços de menores. No filme, são mostradas cenas de trabalho infantil que são vistas comumente pela população como menores engraxates, vendedores de guloseimas nos semáforos e pedintes. A criação é da agência Criare de Campina Grande (PB).
A campanha Trabalho Infantil não é legal tem peças para TV, rádio, revista, jornal, outdoor, busdoor, cartaz e site. Também estão disponíveis artes para camisetas e adesivos. O custos foram bancados com recursos oriundos de multas aplicadas pelo MPT em empresas.
No Brasil, de acordo com dados comparativos do IBGE Censo de 2000 e de 2010, o índice do trabalho infantil (crianças entre 10 e 14 anos) diminuiu muito pouco: de 6,55% em 2000 para 6,22% em 2010. No estado de São Paulo, 10,4% das crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos trabalham. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, 10,5 milhões de crianças trabalham ilegalmente no mundo e 71% são meninas. A maioria tem menos de 14 anos