Todo doador de sangue é um herói

14/06/2012

Cada doação de sangue pode salvar até três vidas. A campanha criada pela nova/sb para o Dia Mundial do Doador de Sangue da Organização Mundial de Saúde (OMS) traduz a importância dessa ação comparando-o a um ato digno de um super-herói. Tanto a animação como as peças gráficas mostram tubos que desembocam em uma bolsa de sangue. No trajeto formam imagem de homem, mulher e casal.

A campanha tem por objetivo estimular a doação de sangue como um hábito. Cerca de 92 milhões de doações são feitas todos os anos no mundo – a maioria por voluntários. Entretanto, desse total, 30 milhões realizam o procedimento uma única vez e não retornam aos hemocentros para novas doações. Atualmente, apenas 62 países têm bancos de sangue capazes de atender às próprias necessidades.

Foi a segunda vez que a nova/sb venceu a concorrência internacional para criar a campanha (a outra foi no ano passado, confira aqui). A agência, aliás, é a única brasileira a ser convidada pela OMS a participar de suas concorrências (já para o Dia Mundial de Saúde, Dia Mundial Sem Tabaco em 2008 e 2010).