Uma semana após tomar conta das redes sociais, a “polêmica do vestido” se tornou a inspiração para uma ótima propaganda de oportunidade para o Exército da Salvação da África do Sul contra a violência doméstica.
Com o mote “Por que é tão difícil ver preto e azul?”, o anúncio mostra uma mulher com diversos hematomas pelo corpo vestindo o famoso vestido, que por uma ilusão de ótica muito enxergavam como branco e dourado, quando na verdade era azul e preto. Logo abaixo, uma mensagem afirma: “a única ilusão de ótica é se você pensar que isso foi escolha dela. Uma em seis mulheres são vítimas de abusos. Acabe com o abuso contra mulheres”.
Criado em apenas 24 horas pela agência Ireland Davenport, o anúncio que acompanha a hashtag #StopAbuseAgainstWomen já repercute no twitter, sendo replicado por milhares de pessoas. Veja abaixo a reação de alguns internautas.
Em um comunicado de imprensa para o BuzzFeed News, a agência Ireland Davenport disse: “Nos últimos dias, vimos comentários de diversas pessoas comentando como odeiam o fato de que uma coisa insignificante como esse poderia ter prioridade na internet sobre temas mais urgentes, como o abuso”.
A porta-voz do Exército da salvação, Carin A. Holmes, afirmou para a NBC News que o objetivo da campanha é sensibilizar as pessoas com a atrocidade de abuso de mulheres. E afirma que espera que a campanha chame a atenção para o trabalho do Exército de Salvação com CareHaven, um abrigo residencial Sul-Africano que ajuda mais de 5 mil mulheres e crianças que foram abusadas ou traficadas.
Além do Exército da Salvação, o site de caridade Comic Relief prepara um leilão beneficente para vender uma versão dourada especial do vestido produzido pela Roman Originals. A expectativa é que ele seja vendido por mais de R$ 2,5 mil.