Não são só os carros que ultrapassam o sinal vermelho nos semáforos. Os pedestres também têm esse péssimo (e perigoso) hábito. Para alertar as pessoas que é preciso esperar a luz verde para atravessar a rua com segurança, a marca de automóvel Smart lançou, junto com a BBDO da Alemanha, o The Dancing Traffic Light, o semáforo dançante. Foi instalada uma cabine no centro de Lisboa onde os pedestres podiam escolher uma música e inventar seus próprios passos. Os movimentos eram projetados simultaneamente nas luzes vermelhas dos semáforos da cidade, botando o ‘boneco’ do sinal para dançar.
O resultado foi um aumento de 81% de pedestres atraídos pelo semáforo a ponto de esperarem mais pacientemente para atravessar a rua. A ação faz parte da programa de mobilidade urbana da Smart chamada FOR, que usa a positividade e alegria para abordar o tema. Com o call to action What Are You For? (O que você busca?), a campanha oferece várias formas de interação através da sua home page. A ideia é aliar conceitos de sustentabilidade com joie de vivre (alegria de viver, urbanidade, humor). Além do semáforo dançante, a Smart promoveu outras ações que vale apena conhecer como a Football Vending Machine, a maior máquina de venda de bolas de futebol instalada em uma praça em Zurique (Suíça). De acordo com a Organização Mundial da Saúde, em média, mais de 270 000 pedestres perderam a vida nas ruas do mundo a cada ano,o que corresponde a 22% do total de 1,24 milhão de mortes no trânsito.