Os protagonistas da animação “The Chokeables” (os engasgáveis) são objetos que crianças costumam engolir – como bonecos, bola de gude e tampas de caneta. Criada pela BBH de Londres para a instituição sem fins lucrativos St John Ambulance, que oferece cursos de primeiros socorros, o filme ensina as melhores formas de agir caso alguém presencie uma criança engasgando.
No decorrer do filme, os próprios brinquedos simulam uma cena em que tentam salvar a criança desse perigo. Deitá-la de bruços em sua coxa e aplicar tapas nas costas é a primeira providência a ser tomada nessa situação, seguida de pressões no tórax, caso a primeira alternativa não seja suficiente. A animação alerta que, caso nenhum das duas providências funcionem é preciso chamar a ambulância imediatamente. Por fim, os protagonistas destacam que já que eles não passam de “meros objetos” é essencial que o vídeo seja compartilhado com os humanos.
Segundo uma pesquisa aplicada própria St John Ambulance, 40% dos pais entrevistados já testemunharem seus filhos engasgando com algum objeto, sendo que cerca de 80% admitiram que não sabiam o que fazer diante da situação. A pesquisa foi divulgada no site da instituição.
Segundo Sue Killen, presidente executivo da St John Ambulance, saber o que fazer em casos de emergências pode significar a diferença entre a vida e a morte, principalmente em casos de asfixia. “Esse filme torna a aprendizagem dos primeiros socorros o mais fácil possível – em menos de 40 segundos todos nós podemos aprender uma habilidade que pode salvar vidas”, completa Killen, em entrevista para o site do jornal The Telegraph, do Reino Unido.