Prendendo a respiração

11/09/2014

the breath holder 2

Os filhos de fumantes e ex-fumantes irão se identificar com o novo filme da Sociedade do Câncer da Finlândia, intitulado The Breath Holder (Prendendo a Respiração).
Criado pela Havas Worldwide e dirigido por Mikko & Marko, o comercial retrata o vício do cigarro em uma perspectiva diferente ao relatar um pequeno garoto que treina o tempo para segurar o fôlego e assim evitar inalar a fumaça do cigarro da mãe. Apesar das cenas divertidas, a campanha  alerta para os problemas  do fumo passivo que afeta a saúde de todos que estão próximos ao fumante, especialmente os filhos.

Uma pesquisa coordenada pelo diretor João Paulo Lotufo, diretor do Ambulatório de Drogas do Hospital Universitário da USP, aponta que mais da metade (51%) das crianças de até 5 anos são fumantes passivas e que apenas o cheiro do cigarro já é o suficiente para essas crianças desenvolverem doenças como a bronquite e a asma.  Ainda a respeito dos problemas ligados ao fumo passivo, a Sociedade Americana do Câncer afirma que existem evidências de efeitos ainda piores como o câncer de pulmão, tumores cerebrais e leucemia.

Utilizando-se de uma linguagem mais metafórica, a Santa Casa de São Paulo e a agência Y&R elaboraram uma campanha que vem como mensagem principal a questão “O Risco vale a pena?”. Sustentada por peças que reproduzem as áreas permitidas para fumantes em locais claramente arriscados e inusitados, como em um trilho de trem ou no meio de leões na mata, a campanha reforça a situação de perigo que os fumantes se submetem. Confira as peças abaixo, que só foram divulgadas na sua versão em inglês.

Leões - santa Casa

Trilho - Santa Casasanta-casa-de-misericordia-de-sao-paulo-santa-casa-de-misericordia-de-sao-paulo-train-savannah-ice-print-364228-adeevee