Termos incertos de uso

09/03/2017

Tenha cuidado com o que o que você concorda. Esta é a mensagem de “Uncertain Terms”, uma campanha criada pela agência Cossette Vancouver para a Children of the Street Society no Canadá e que começou a ser veiculada esta semana. O alerta é sobre sexting – a troca de mensagens ou imagens de conteúdo erótico. Um risco enorme especialmente para os adolescentes que às vezes iniciam um relacionamento pela internet com pessoas que não conhecem.

De acordo com a ONG, muitos adolescentes se deixam levar pelo calor do momento e não entendem que o relacionamento sexual virtual vai além da simples troca de mensagens, envolvendo muitos perigos no mundo real. Ao topar fazer sexting, estão aceitando fazer parte de algo sem regras muito claras. Os anúncios da campanha mostram algum deles, fazendo uma analogia com os termos de uso e serviço dos principais aplicativos que a gente acessa na internet.

“Permite o acesso a estas fotos? Enviando esta foto permitirá o acesso a mais imagens e vídeos comprometedores, disponíveis a qualquer tempo. Adicionalmente, também permite à pessoa que as receber usá-las para te ameaçar com o compartilhamento e envio para todas as pessoas que você conhece. Enviando esta foto, permite acesso ilimitado a um completo estranho de seus momentos mais íntimos. Permite ou nega?”

“Tem certeza? Tem certeza que você quer mandar esta foto. Você tem certeza que ele é quem é? Você tem certeza que quer dar a ele suas mais pessoais e comprometedoras imagens? Tem certeza que ele não vai te ameaçará de compartilhar estas imagens com toda a sua lista de contatos? Tem certeza que quer dar a ele tanto poder?”

“Enviando esta foto você concorda em fazer tudo o que o destinatário pedir, incluindo mas não somente enviar mais e mais fotos comprometedoras. Enviando esta imagem, você concorda que suas imagens privadas poderão não permanecer privadas. Enviando estas foto você abre mão de todo o controle de sua privacidade e decisões pessoais.”

Os cartazes serão veiculados em  abrigos de ônibus de Vancouver por quatro semanas. O anúncio em vídeo será exibido na TV aberta e redes sociais até setembro.

Para os pais, o site Children of the Street Society  tem um manual e dicas para garantir  a segurança  na web dos adolescentes (incluindo informações sobre como configurar a privacidade em aplicativos e sites) .

Com informações da Adweek.