Uma em cada 68 crianças americanas passam grande parte de sua juventude lutando para se conectar com as pessoas. O autismo compromete as habilidades de comunicação e interação social. Tudo isso podendo acontecer em diferentes níveis.
Nesta ação inspiradora, a Apple mostra que a tecnologia é uma ótima ferramenta para conectar jovens como Dillan. Diagnosticado com autismo não-verbal, mas com uma vontade enorme de se expressar para o mundo ele foi o oradora da sua turma na formatura do Ensino Médio. A ação foi feita durante no Mês da Aceitação do Autismo (abril).
Para aqueles que ainda enxergam o autista como uma pessoa anti social e com problemas de inteligência, o filme “Dillan’s Voice” mostra a importância de dar voz a quem merece ser ouvido. O jovem expressar pensamentos e sentimentos através de um aplicativo instalado em seu iPad. E é assim que ele explica como é a frustração de querer se conectar com as pessoas, fazer amizades e estudar e não ser compreendido por causa da sua dificuldade de comunicação.
Obviamente, a Apple aproveita a estratégia para vender sua tecnologia como ferramenta de inclusão. A oferta de aplicativos para os aparelhos da marca que ajudam na aprendizagem e interação de autistas é grande. Entre eles, Proloquo4text , Assistive Express e Keeble.
No fim, Dillan aproveita para mandar uma mensagem importante. Existe um lado positivo em ser autista. Não acredita? “Eu posso experimentar o mundo de uma forma muito original. Eu posso ver o vento, ouvir as flores. Eu posso sentir emoções incríveis vindo daqueles que eu amo“, diz. Mas ele também destaca a importância de ter uma voz. “te ruma voz mudou tudo na minha vida. Sem mais isolamento. Eu posso falar com as pessoas que me amam que eu os amo também.