https://youtu.be/sL2xE5kkL_Q
Atualização 27/6/2016: esta campanha ganhou Leão de Ouro no Festival de Cannes 2016.
Assim como diversos outros temas da anatomia feminina, a menstruação também é cercada de tabus. A maioria dos comerciais de marcas de absorventes trazem abordagens frágeis e cenas que passam longe da realidade do ciclo menstrual. Para quebrar com esse paradigma na comunicação das marcas de produtos íntimos femininos, a marca inglesa de absorventes Libresse – Bodyform lançou uma campanha bastante ousada.
Com o slogan “Sangue nenhum pode nos deter“, o comercial Blood traz mulheres praticando exercícios físicos normalmente associados aos homens – como rugby, boxe, skate e bicicleta – e outros mais comuns como o ballet e a corrida. Mas sem aquela fragilidade e feminilidade exagerada. Afinal, independente do esporte, as mulheres também suam, se sujam, se descabelam, sangram. Mas, nem o sangue escorrendo, as impede de levantar e seguir em frente. O slogan é “Viva sem medo“.
Criado pela Abbott Mead Vickers BBDO, a campanha está sendo veiculada mundialmente e apoiada por organizações desportivas, como as seleções britânicas de Cricket Board. Além disso, conta com uma parceria de dois anos com a Universidade de St Mary e a University College London, na qual a Bodyform está investindo em um projeto de pesquisa para explorar os efeitos do ciclo menstrual na saúde e exercício das mulheres.
Para envolver as mulheres neste projeto, foi criado um site para que elas possam ter acesso aos resultados da pesquisa, e a vídeos com dicas de alimentação e motivação para que elas não desistam da prática regular de exercícios. “A menstruação é realmente o último tabu para as mulheres no esporte, simplesmente porque as pessoas não têm conhecimento e compreensão sobre este assunto“, afirma o diretor de marketing Bodyform Nicola Coronado.