Supermercados de SP querem tirar o planeta do sufoco

18/01/2012

A partir do próximo dia 25, aniversário da cidade de São Paulo, os supermercados vinculadas à Associação Paulista de Supermercados (APAS) vão deixar de dar aos consumidores as sacolas plásticas. Para levar para casa as compras, duas opções pagas: as sacolas reutilizáveis (ecobags) ou as biodegradáveis. Entre as redes que aderiram à iniciativa estão Pão de Açúcar, Walmart e Carrefour. Para divulgar a iniciativa e esclarecer a população sobre o impacto das sacolas plásticas no meio ambiente, foi lançada pela APAS e ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) a campanha vamos tirar o planeta do sufoco. A iniciativa tem o apoio do Ministério do Meio Ambiente, da Prefeitura e do governo de São Paulo.

Além do anúncio, foram colocadas ecobags gigantes em pontos turísticos da cidade de São Paulo como o Parque Ibirapuera (imagem acima), Avenida Paulista, Parque Villa-Lobos. Em todo o estado, a APAS pretende retirar de circulação mais de 1,7 bilhão de sacolas descartáveis entre os 1,2 mil associados da organização. No ano passado, o sindicato da indústria do plástico derrubou a lei que pretendia proibir o uso de sacolas plásticas em São Paulo. Esta indústria fatura R$ 1,1 bilhão.

As sacolas plásticas, que demoram mais de cem anos para se decompor, entopem bueiros, poluem mananciais e intoxicam animais que se alimentam deste material. As biodegradáveis fazem o mesmo mal, porém demoram cerca de dois anos pra decompor em aterros sanitários e cerca de seis meses em uma usina de compostagem. Outros estados devem aderir à proposta (leia mais aqui).