https://www.youtube.com/watch?v=sTummm237FM&feature=youtu.be
Toda criança sonha em ser um super-herói. Ou ao menos, se inspira em um. É por isso, que a Cartoon Network América Latina, em colaboração com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), escolheu alguns dos seus personagens mais amados para ajudar as crianças a se tonarem verdadeiro heróis na luta contra o Aedes aegypti.
“Chamando todos os super-heróis. Essa não é uma simulação. As nossas comunidades foram invadidas por perigosos mosquitos e precisamos de ajuda”. Na animação acima, é desta forma que as Meninas Super Poderosas, o Homem Pássaro e Ben 10 recebem o anúncio da chamada “Missão Zika”, uma campanha de conscientização do combate ao vírus Zika que está ameaçando a América Latina. Com uma linguagem bem lúdica, os personagens da ficção convocam as crianças – os super-heróis da vida real – para se juntarem a eles na missão do combate à doença. De forma bem didática, também ensinam como eliminar os focos do mosquito e quais são as outras doenças que ele transmite. A produção e direção do filme é assinada pela Visorama Diversões Eletrônicas .
Barry Koch, vice-presidente sênior do Cartoon Network, explica que o foco da campanha nas crianças pode fazer uma diferença real como parte das estratégias de participação das comunidades para lidar com questões de saúde pública. E que é preciso diminuir o medo e combater a desinformação sobre o problema.
No site da Cartoon Network, as crianças e os pais podem baixar o plano da “Missão Zika”. Nele, as crianças são orientadas: “Sua missão é organizar uma equipe e encontrar todos os recipientes que possam conter água na sua casa, no quintal e no bairro – recipientes grandes como caixas d’água e tanques, e pequenos como pratos de vasos de plantas podem estar servindo como criadouros de mosquitos. Milhões de larvas podem estar se desenvolvendo nessa água e, em apenas uma semana, os vilões estarão prontos para voar e infectar as pessoas”. Em seguida, elas podem seguir um checklist de ações para combater o mosquito. No Brasil, a campanha está sendo veiculada em parceria com o Ministério da Saúde.