Conhecida por campanhas fortes e impactantes sobre segurança no trânsito, a TAC – Transport Accident Commission – lançou uma nova campanha para destacar o papel dos pais no processo de formação do comportamento de seus filhos no trânsito.
O filme de 60 segundo, intitulado “Strings” (Cordas), diferente da maioria das campanhas da TAC, aborda o tema de uma forma bastante sutil – mas ainda impactante – retratando uma criança ligada a cordas fazendo uma série de movimentos até então aleatórios. No decorrer do filme, percebe-se que os movimentos da criança na verdade são conduzidos a partir dos movimentos do próprio pai no banco da frente, como uma espécie de fantoche. No fim, a mensagem: “Que tipo de motorista você está criando?”.
Dessa forma, o filme mostra como filhos costumam se espelhar nos comportamentos dos pais, inclusive em algo que eles ainda não sabem fazer, como dirigir. “Toda vez que um pai fica atrás do volante, seus filhos estão assistindo o seu comportamento, sejam eles bons ou ruins. No momento em que uma criança começa a dirigir as suas atitudes na estrada já vão estar parcialmente formadas”, explica Samantha Buckis, coordenadora de projetos de segurança rodoviária da TAC.
A imitação vai de gestos básicos como o próprio ato de conduzir o volante a gestos considerados imprudentes como gritar com outro motorista e falar no celular durante a condução. A campanha foi desenvolvida pela agência Clemenger BBDO e visa reduzir o número de acidentes rodoviários entre os motoristas com idade entre 18 a 25 anos, que só compõem 12% dos condutores no estado de Victoria, na Austrália, e ainda assim representam 20% das vítimas fatais.
De acordo com o diretor criativo da campanha, Stephen de Wolf, a campanha é baseada em uma pesquisa que mostra que modelos positivos dos pais de crianças de 5 a 12 anos tem o potencial de ter uma enorme influência sobre o comportamento de condução do futuro do seu filho. Muito mais cedo do que a maioria das pessoas imagina. Para ler mais sobre a pesquisa da TAC, clique aqui.
Para conferir outras campanhas da Transport Accident Commission que o blog já publicou, clique aqui.