Para as pessoas que freqüentemente utilizam o transporte público, os posters acima retratam uma situação, infelizmente, bastante comum. Na ânsia de conseguir um assento, muitos mal educados não se importam em ocupar um assento preferencial e aproveitar uma viagem confortável enquanto privam uma gestante do seu direito – e necessidade. E ao contrário do que muitos pensam, isso não ocorre só no Brasil.
Sim, todos nós estamos cansados após um dia inteiro de trabalho, mas imagine como é ainda mais desgastante o dia a dia de uma gestante. É com essa mensagem que o desginer chinês, Shiyang He, pede o óbvio com a campanha Stand Up For the Pregnants.
De uma forma descontraída, os três pôsteres de Shiyang He, que é diretor de criação da Ogilvy Shangai, mostram uma mulher grávida em pé diante de uma pessoa sentada com algumas coisas bem menos importantes do que um bebê em seus ventres e diz de forma porvocativa: “Dê seu assento para alguém que carrega algo mais importante“. Confira outros trabalhos de Shyiang He aqui.
Grávidas dão sono
Por mais que a lei garanta o direito de assentos reservados para as gestantes, muitas reclmama que nem isso é o suficiente para educar as pessoas. “Mulher grávida dá sono nas pessoas”. É com essa afirmação irônica que uma gestante que participou da pesquisa realizada pelo site Pais & Filho, reclamou de uma das formas que os passageiros encontram para não cederem seus lugares: fingir que dormem. De acordo com a pesquisa, esta foi a principal (24%) reclamação das gestantes. E isso ocorre inclusive nos assentos preferencias. Segundo 61% das mulheres pesquisadas a maioria dos passageiros não cedem seus lugares para elas nos transporte públicos e apenas 3% afirmam ter coragem de pedir para alguém se levantar. Já 9% das mulheres relataram que só conseguiram se sentar quando passaram mal.
Para entender melhor os direitos das gestantes, acesse o site www.brasil.gov.br/saude.