Hoje, dia 18 de maio, é o Dia Nacional do Combate ao Abuso e á Exploração de Crianças e Adolescentes. E como forma de apoio à essa causa, o blog destaca hoje uma campanha que virou sucesso nas redes sociais no último mês.
A Save The Children Peru reuniu diversas celebridades para lançar a sua nova campanha “Habla por Ellos” (Fale por eles) através da ultima grande sensação das redes sociais: o Dubmash, aplicativo de dublagem. Com o objetivo de sensibilizar a população do Peru sobre a importância de agir diante das diferentes formas de abuso contra criança – entre elas o abuso sexual – foram inseridas no aplicativo áudios gravados (em um estúdio) de crianças indicando sinais de abuso infantil. Para iniciar a campanha, as celebridades fizeram o download desses áudios (em vez de músicas ou trechos de filmes) e compartilharam suas dublagens. O resultado: desde o dia inicio de abril, mais de 15 milhões de pessoas alcançadas, aumento considerável de denúncias de abuso e 6,2 milhões de impressões de mídia. “Essa é exatamente a voz que algumas crianças precisam”, explica o filme da campanha, criado pela agencia espanhola McCann Lima.
Dia Nacional do Combate ao Abuso e á Exploração de Crianças e Adolescentes
Há 10 anos, foi Instituída por Lei Federal o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data faz referência à morte de Araceli Crespom uma menina de 8 anos vitima fatal de diversos abusos em 18 de maio de 1973 e que prescreveu impune. Em 2015, a campanha tem como lema “Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes” e conta com ações de divulgação e manifestações por todo o país. A organização ChildHood Brasil, que integra o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, também está participando da campanha.
No site da campanha (www.facabonito.com.br), é possível fazer o download de materiais, como camisetas, banners e cartazes para promover ações na em empresas, escolas e comunidades. Além disso, é possível utilizar as peças em sites institucionais, blogs ou redes sociais.
De acordo com dados do Disque 100 – serviço gratuito de denúncia por telefone – a cada horas, em media, são registradas três denúncias de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. É importante destacar, que esse alto número de casos registrados ainda ocorrem apesar da queda de 28% da quantidade de denúncias. Para Itamar Gonçalves, gerente de projetos da ONG Childhood Brasil, imagina-se que os abusos sejam pouco denunciados por ocorrer, na maioria das vezes, no contexto familiar. “Nós observamos uma reação bastante forte da sociedade civil organizada assim como dos governos, com um conjunto de ações para enfrentar essa situação”, afirma Itamar em entrevista para o site Uol.
Casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser denunciados por diversos meios. O Disque 100 é um serviço gratuito e que não exige que o denunciante se identifique. Para saber mais, acesse www.sdh.gov.br.