Como você se enxerga?
Não é raro ver mulheres fazendo comentários negativos sobre si mesmas. Especialmente sobre a aparência física. Se você é uma dessas pessoas, você não está sozinha. Atenta à onda de mensagens negativas na internet, a Dove reforçou a sua campanha de autoestima para meninas e mulheres. E novamente com a parceria do Twitter.
No ano passado, o blog publicou aqui a campanha Speak Beautiful, em que a parceria Dove-Twitter neutralizou o impacto negativo de tweets de baixa-estima. Desta vez, a estratégia decidiu ir mais a fundo para analisar como as mídias sociais afetam a auto confiança e desenvolver algo capaz de dar um fim nas agressões, próprias ou aos outros. O Speak Beautiful Effect é uma ferramenta interativa que busca por comentários dos usuários do Twitter relacionados à aparência física.
Funciona assim: primeiro, você deve retweetar este post da Dove com a hashtag #SpeakBeautiful. Minutos depois, a Dove irá responder automaticamente com um link para o hotsite da nova campanha, com um gráfico personalizado sobre os seus tweets nos últimos seis meses. Como, por exemplo, quantos são relacionados à aparência física e quantos delas são positivos ou negativos. A ideia por trás disso, segundo a Dove, é que a pessoa se dê conta de como ela pode ser negativa no dia a dia sem perceber. A campanha estimula a mudança de hábito.
Pesquisa
De acordo com uma pesquisa realizada pela própria marca, 80% dos comentários negativos escrito por mulheres sobre aparência física são sobre elas mesmas. Entre as usuárias, 72% delas dizer ser criticadas todas as semanas. Mas ao mesmo tempo, 62% desejam que as mídias sociais sejam ambientes que, ao contrário do que ocorre hoje, as estimulem a aceitar o próprio corpo e a aparência. Desde que a nova fase da campanha começou, as participantes da campanha já postaram mais de 7 milhões de tweets positivos sobre a aparência delas ou de outras mulheres.