Um idéia simples e que pode salvar milhares de vidas foi cinco vezes premiada, até o momento, no Cannes Lions 2015, nas categorias Promo And Activation, Media, Móbile, Pharma e Health And Wellness.
Para otimizar os atendimentos de emergências e reduzir o número de 150 pessoas por dia que morrem após atendimentos ineficientes devido a falta de informações básicas – como tipo sanguíneo e alergias – a campanha SOS SMS, criada pela Grey México para a Cruz Vermelha permite conectar os pacientes com os socorristas no exato momento do atendimento, independente do seu nível de consciência.
As pessoas são incentivadas a cadastrarem suas informações no SOS SMS, um serviço de emergência criado para a campanha, que serão inseridas em um banco de dados da Cruz Vermelha. Caso essa pessoa sofra algum tipo de acidente, basta que o paramédico disque *SOS na tela de emergência do celular da vítima para receber por mensagem todas as informações que podem ser importantes para um atendimento mais eficaz. Isso, independentemente se o celular está bloqueado ou não.
A campanha ainda na sua versão beta, mas de acordo com o Presidente da Grey México, Pedro Egea, já obteve alguns resultados satisfatórios e deve ser estendida para todo o país. Esses resultados foram testados em março de 2015, quando 300 mil usuários de telefones móveis no México foram convidados a se cadastrarem no serviço. Por enquanto, 40% registraram suas informações base de dados da Cruz Vermelha. O lançamento real da campanha contará com uma campanha de mídia em nível nacional com o objetivo de chegar a 80% desses usuários. “Não há nada melhor do que saber que você pode dar algo tão grande em seu país e você sabe que o final vai ter um impacto global. Isso é um privilégio“, afirma.
SOS SMS é a campanha mexicana mais premiada na história do Festival de Cannes. “Ganhar a mesma quantidade de Leões que ganhamos em 30 anos em apenas uma campanha é um êxito muito grande”, comemora Pedro Egea. A campanha ainda concorre aos Leões nas categorias de innovation e criative data.