Janeiro é o mês de mobilização sobre o Câncer Cervical, também conhecido como câncer do colo do útero. E nada melhor que as redes sociais para divulgar a importância da prevenção. Se espelhando no sucesso do Ice Bucket Challenge – campanha pela conscientização da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) – a ONG britânica Jo Cancer Trust, lançou a campanha Smear for Smear. A ação busca encorajar outras mulheres a realizarem o exame Papanicolau para detectar sinais precoces da doença, possibilitando assim um tratamento precoce. Para participar, basta postar nas redes sociais selfies com o batom borrado usando a hashtag #SmareForSmare. Celebridades como a modelo Georgia May Jagger e a cantora Rita Ora já postaram fotos participando da ação.
O Câncer do colo do útero, muitas vezes em decorrência do vírus HPV, é o tipo mais comum em mulheres com menos de 35 anos no Reino Unido – oito mulheres são diagnosticados a cada dia – e o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo, atrás somente do câncer de mama e do colorretal. Nos Estados Unidos, mais de 12.000 mulheres são diagnosticadas com a doença a cada ano. No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer cervical é a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
Apesar de se basear no sucesso da campanha #IceBucketChallange, o gerente da Cervical Cancer Trust, Jo Maddy Durrant, reconhece em entrevista para a PRWeek, a dificuldade de repetir o sucesso da primeira. “Eu acho que algo assim só funciona quando é iniciado de forma orgânica, e tendo um pouco de magia e de sorte.”