Sinais por toda parte

27/03/2018

A natureza está tentando nos dizer algo. Os sinais de alerta sobre a mudança climática são abundantes na campanha simples mas potente de MullenLowe para a Conservation International na Colômbia, uma das mais importantes ONGs de proteção ambiental do mundo.

Usando imagens de recentes tempestades catastróficas, o filme evita imagens de destruição de furacões e tsunamis para se concentrar em um familiar símbolo vermelho e branco. Envergonhada pelo vento e encharcada pela chuva, a mensagem deste sinal de trânsito em particular, em tal contexto tempestuoso, assume um significado mais profundo e global.

“As pessoas estão ficando insensíveis a imagens de desastres naturais, especialmente à medida que a frequência desses eventos, devido à mudança climática, aumenta”, disse à AdFreak Carlos Andrés Rodríguez, chefe criativo da MullenLowe SSP3, que desenvolveu a campanha.

“Ao invés de inundá-los com mais do mesmo”, diz ele, “nós encontramos uma nova perspectiva através de testemunhas sempre presentes, mas despercebidos, nas tragédias climáticas: os sinais de trânsito. Nós achamos que esses sinais, que são constantemente bombardeados por  tempestades, poderiam ser a voz da natureza falando conosco. ”

“Sabemos que avançamos muito em termos de conscientização sobre a mudança climática, mas precisamos continuar enfatizando a importância de fazer algo a respeito, não apenas saber que o problema existe”, afirma Fabio Arjona, gerente geral da Conservation International Colombia. “Esta campanha pretende sensibilizar as pessoas a apoiar os esforços de conservação e fazer coisas simples como reciclagem, andar mais ou andar de bicicleta em vez de usar o carro.”

O call to action aparece em anúncios impressos com temas semelhantes:

A natureza está tentando nos dizer algo. Caminhe.

A natureza está tentando nos dizer algo. Use mais a bike.

A natureza está tentando nos dizer algo. Recicle. 

É claro que andar de bicicleta para trabalhar ou reciclar não pode impedir tempestades. Exemplos são, no entanto, passos práticos que a maioria das pessoas podem tomar para ajudar a reverter algumas tendências preocupantes para o nosso planeta.

Naturalmente, o trabalho não perturba os negadores da mudança climática. Para o resto de nós, seu ponto é cristalino: Faça algumas mudanças, ou você pode acabar inundado e torcendo ao vento, sem nenhum sinal de esperança à vista.