Já imaginou um elefante com um rabo de esquilo no lugar da tromba? E um urso com uma orelha de gato? Não? Pois a agência de publicidade japonesa Dentsu imaginou e criou os bichos inusitados para alertar sobre a importância do transplante de órgãos. No Japão, apenas 2% das pessoas que necessitam são atendidas. Isso equivale a cerca de 300 cirurgias por ano. Para se ter uma ideia de como isso é pouco, os Estados Unidos realizam mais de 25 mil e o Brasil, 21 mil. Quando se trata de transplante de órgãos de crianças, a situação é ainda é mais grave.
Para mostrar a importância da doação de órgãos para crianças, a campanha Second Life Toys dá uma “segunda chance” a brinquedos de pelúcia rasgados. Nas partes que faltam aos brinquedos, como patas e orelhas, são fixadas novas, vindas de outros brinquedos. Exatamente como funciona no transplante de órgãos.
A campanha convida os japoneses a doarem seus brinquedos ou pedir peças para restaurá-los. Além disso, os donos dos brinquedos que “receberam um transplante” também são incentivados a escrever uma carta de agradecimento ao doador.
Um dos obstáculos à doação de órgãos no Japão é a religião. O outro obstáculos é a legislação que só permite a doação se o paciente estiver com morte cerebral e tiver um consentimento prévio por escrito, além do consentimento da família. No caso das crianças com menos de 15 anos, elas não são consideradas aptas a dar o seu consentimento.
Segundo os criadores da campanha, Todo Kida e Akira Suzuki, a iniciativa foi inspirado por uma experiência de vida real que um deles teve com seus familiares. “Entendemos que, quando uma tragédia acontece , naquele exato momento , é muito difícil decidir e doar os órgãos de seu membro da família . Com isto em mente, pensamos que precisamos criar uma oportunidade para que as pessoas pensem sobre isso antes de enfrentarem uma situação como essa“, explica Kida.