A inspirada campanha global #SeeTheRealMe de Clean&Clear – marca voltada para cuidados com a pele e tratamento de acnes – pode ser considerada como um manifesto contra o preconceito. E ganhou um novo filme que provoca ainda mais reflexão, que conta a história real de Jazz. Sem se reconhecer como menino, era tratada como “isso” pelos colegas na escola. Jazz conta como tem sido enfrentar o preconceito dos outros por ser uma transgênero. “As adolescentes transexuais só precisam sair das sombras e serem elas mesmas,” Jazz afirma ao site PopSugar. “Se eles escondem quem são elas nunca chegarão a lugar nenhum. Eles têm de se expressar da maneira que estão do lado de dentro. Que está descobrindo sua beleza interior e, em seguida, trazer o exterior para que todos (os outros) possam ver.”
A campanha #SeeTheRealMe foi lançada em 2014 com uma série de mini documentários divulgados nas redes sociais apresentando histórias reais de meninas que contrariam a expectativa dos outros para seguirem suas paixões e ideais. Mas foi a história de Jazz, divulgada em março de 2015, a que mais repercutiu até o momento. Mesmo antes de estrelar a campanha, Jazz já era reconhecida pela sua proatividade. Em 2014, entrou para a lista das adolescentes mais influentes da Time. Além disso, ela irá protagonizar uma série de 11 episódios sobre sua vida chamada “All That Jazz” que terá a participação de toda a sua família, que a apoia desde o inicio.
Outra protagonista da campanha é Emma. Uma bailarina aspirante de 13 anos com um corpo que difere de outras dançarinas em sua classe e que muitos consideram não ser o apropriado para a prática da dança. “Eu quero ser eu mesma para o ballet ao invés de ser o que o ballet quer que eu seja”, afirma no vídeo.
Ao todo, a Clean&Clear planeja publicar 25 vídeos seguindo a linha do que os profissionais de marketing chamam de Brandend Content, ou Conteúdo de Marca, que visa aproximar a marca das pessoas oferecendo um conteúdo relevante, que no caso da campanha da Clean&Clear é o encorajamento da autoaceitação. “Há uma dinâmica interessante com meninas adolescentes, hoje, que nós chamamos de paradoxo. Eles vivem no mundo das mídias sociais e querem ser vistos, mas com medo de serem julgados.”, afirma Jeff B. Smith, presidente das marcas de cuidados com a pele da Johnson & Johnson nos Estados Unidos. A entrevista foi concedida para o New York Times.
Além dos vídeos produzidos pela própria campanha, a marca também pede para as jovens dividirem nas redes sociais suas histórias de amadurecimento pessoal utilizando a hashtag #SeeTheRealMe.
Para ler sobre campanhas que incentivam a autoaceitação de mulheres que o blog já publicou, acesse aqui.