Se vacilar, tem jeito

20/12/2016

A camisinha é a forma mais simples de se prevenir contra a aids, mas não é a única. A nova campanha do Ministério da Saúde sobre Aids,  colocam como medidas de prevenção o teste de HIV, a PEP – medicação pós-exposição – e o tratamento, que diminuem significativamente a carga viral no sangue. As peças – filme, spot, material para redes sociais e cartazes – reforçam que o mais adequado é o uso frequente de preservativos em qualquer relação sexual.

cartaz-casal-gay-parceiros

cartaz-parceiro-transexual

casal-gravida-geral-visualizar

O que é a PEP

A PEP é um tratamento preventivo com terapia antirretroviral por 28 dias e, geralmente, consiste na ingestão de uma pílula durante os dias de tratamento, conforme prescrito pelo médico. Essa profilaxia impede a sobrevivência e a multiplicação do vírus HIV no organismo. De acordo com o Ministério da Saúde, é indicada às pessoas que podem ter tido contato com o vírus em alguma situação, tais como:

– violência sexual;
– relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha);
– acidente ocupacional (com instrumentos pérfuro-cortantes ou em contato direto com material biológico)

Para funcionar, a PEP deve ser iniciada logo após a exposição de risco, em até 72h. Recomendação importante: quem passou por uma situação de risco deve procurar imediatamente um serviço de saúde que realize atendimento de PEP. É importante observar que o tratamento não serve como substituta à camisinha. Muito pelo contrário. O uso de preservativos masculinos e femininos são ainda a principal e mais eficiente maneira de se evitar o HIV. Saiba mais aqui.