O atum vermelho ou de barbatana azul (Thunnus thynnus) é o maior dos atuns e também um dos pescados. A pesca desenfreada o colocou na lista das espécies em extinção. Os anúncios acima foram feitos para duas campanhas diferentes mas trazem uma mesma reflexão: porque o desaparecimento desse peixe não consegue comover as pessoas a ponto de reduzir seu consumo? A resposta parece ter fundo econômico. Um único atum de 220 quilos pode valer mais de US$ 170 mil em leilões nas principais cidades japonesas. O Japão, que consome cerca de 80% do atum pescado mundialmente, está tentando evitar sua inclusão na lista dos animais ameaçados. A Cites, órgão da ONU responsável por proteger espécies em extinção, afirma que as reservas de atum vermelho no Mediterrâneo e no Atlântico diminuíram em 80% nas últimas quatro décadas.
As duas peças foram criadas pela Ogilvy. A primeira é da agência em Paris, para a WWF e traz um atum com uma máscara de panda (foram criadas versões com rinoceronte e gorila). A segunda, mais chocante, traz pandas em um pesqueiro como se fosse peixes e foi criada pela agência de Cingapura para a Sea Shepherd Conservation Society . Com informações do blog Osocio.