Durante a semana do meio ambiente a CAIXA publicará anuncio criado pela agência nova/sb reforçando o papel socioambiental da instituição. Sob o título Se cada um fizer o seu papel todos vão viver em um mundo melhor a peça destaca ações ligadas à redução do desmatamento, eficiência energética, habitação sustentável e saneamento ambiental.
Desde 2007, quando o desenvolvimento sustentável do país passou a fazer parte da missão da CAIXA, houve mudança de gestão de contratos de concessão de crédito e também no funcionamento interno das agencias que passaram a desenvolver e acompanhar ações da política ambiental corporativa.
Somente em saneamento ambiental a CAIXA investiu em 2010, R$ 3,1 bilhões, promovendo a melhoria das condições de saúde e qualidade de vida da população beneficiada com abastecimento de água, esgotamento sanitário e manejo de águas pluviais. Após o Programa de Construções Sustentáveis, cujas normas habitacionais traziam orientações socioambientais como aproveitar recursos naturais do local, implantar ações de economia de água e energia nas construções, o banco implantou o Selo Casa Azul CAIXA. O objetivo é reconhecer projetos habitacionais que efetivamente implantaram o programa de construções sustentáveis e com isso contribuíram com a redução dos impactos ambientais.