As TVs, os jornais e a web exibirão novamente anúncios de empresas de tabaco. Só que, dessa vez, não é bem o que a indústria do cigarro gostaria ou já fez no passado. Nas propagandas, terão que admitir que seus produtos matam pessoas, que foram projetados para serem viciantes e que encobriram isso.
Depois de perder uma batalha judicial de 19 anos com o Departamento de Justiça dos EUA, os gigantes do tabaco Altria, RJ Reynolds, Lorillard e Philip Morris dos EUA, estão começando a executar suas “declarações corretivas” ordenadas pelo Tribunal. São anúncios de jornais de página inteira, peças para a web e comercias de televisão no horário nobre, contendo admissões francas que violaram as leis de fraude quando conspiraram para encobrir o fato de que seus produtos mataram seus clientes e que intencionalmente criaram seus produtos para serem tão viciantes quanto possível.
Os anúncios serão veiculados durante um ano inteiro – os comerciais de TV devem ser executados cinco noites por semana, entre as 19h e 22h, nos canais ABC, NBC e CBS – os maiores da TV americana.
Os grupos de tabagismo no exterior estão pagando para veicular esses anúncios em outro lugares. O Cancer Council Western Australia está replicando os anúncios na mídia australiana.
Apesar do revés, parece que aindústria do tabaco não aprendeu sua lição. Murray Garnick, um porta-voz da Altria, que possui a marca Marlboro, declarou publicamente que seus empregadores agora fabricavam “produtos menos arriscados”.
Isso é uma mentira. Entre as declarações de que os fabricantes de cigarros serão obrigados a fazer a partir de 26 de novembro (sábado passado):
Mais pessoas morrem todos os anos de fumar do que de assassinatos, AIDS, suicídios, drogas, acidentes de carro e álcool combinados.
Fumar também causa redução da fertilidade, baixo peso ao nascer nos recém-nascidos e câncer do colo do útero.
Fumar é altamente viciante. A nicotina é a droga viciante no tabaco.
Altria, RJ Reynolds Tobacco, Lorillard e Philip Morris dos EUA, projetaram cigarros intencionalmente para torná-los mais viciantes.
Quando você fuma, a nicotina realmente muda o cérebro – é por isso que parar de fumar é tão difícil.
Todos os cigarros causam câncer, doença pulmonar, ataques cardíacos e óbitos prematuros – luzes, baixo teor de alcatrão, ultra luzes e naturais. Não há cigarro seguro.
O fumo de segunda mão causa câncer de pulmão e doença cardíaca coronária em adultos que não fumam.
As crianças expostas ao fumo passivo apresentam risco aumentado de síndrome de morte súbita infantil (SIDS), infecções respiratórias agudas, problemas de ouvido, asma grave e função pulmonar reduzida.
Não existe um nível seguro de exposição ao fumo passivo.
Leia mais em: