Principal evento esportivo dos EUA, o Superbowl – a superfinal do futebol americano (5/2), também é recordista de audiência na televisão. E, por isso, é o momento das marcas se esmerarem em apresentar propagandas que conquistem o público. A do salgadinho Tostitos, concorrente do Doritos, já é séria candidata a uma das mais inovadoras. É que o pacote promete avisar se o consumidor que está assistindo o jogo bebeu demais para pegar no volante e ainda dá desconto de US$ 10 para usar o Uber na volta para casa.
O “Party Safe” vem equipado com um sensor conectado a um microcontrolador calibrado para detectar pequenos vestígios de álcool na respiração de uma pessoa. Nesses casos, o sensor fica vermelho e forma a imagem de um volante, juntamente com um código Uber e um aviso “não beba e dirija”. Um sensor com tecnologia de comunicação de campo próximo (NFC) permite que o serviço seja chamado apenas encostando o celular na embalagem. A criação é da agência Goodby Silverstein & Partners.
“Nossa meta é remover 25.000 carros das estradas na noite de domingo do Superbowl”, diz Jennifer Saenz, diretora de marketing da Frito-Lay, fabricante da Tostitos. Em 2015, 45 pessoas morreram em acidentes de trânsito por estarem embriagados, quase metade de todas as mortes de trânsito daquele dia, de acordo com a National Highway Traffic Safety Administration. A campanha também tem a parceria com a ONG Mothers Against Drunk Driving e o Uber.