Na noite de lançamento do Guia de Boa Cidadania Corporativa, a revista Exame premiou as 26 melhores práticas sociais realizadas pelas empresas brasileiras em 2006. Um dos destaques do evento foi a Ambev que recebeu troféus em duas categorias: ‘Empresa Modelo’ e ‘Destaque em Meio Ambiente’.
Um dos projetos sociais mais reconhecidos da Ambev é ligado ao ‘Consumo Responsável’ e foi essa iniciativa que creditou a empresa a ser uma das mais premiadas do evento. Nos últimos anos, ações socialmente responsáveis passaram a ser inerentes à política empresarial do grupo. Entre os destaques, o case “Boomerangue”, inspirado no personagem “Bob”, que na Europa virou sinônimo do “amigo da vez”. Ele é o integrante do grupo que fica sem beber e leva os colegas para casa depois da balada. Já a campanha “Peça o RG” conseguiu mobilizar mais de 250 mil estabelecimentos comerciais espalhados pelo País. A ação faz um alerta sobre os perigos e ilegalidade de vender bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. Outro sucesso da Ambev é a campanha “Nesse Carnaval Saia na Unidos da Bandeira Dois”, que incentiva foliões a voltarem para casa de táxi. Essas, entre outras ações de Responsabilidade Social, foram criadas pela novaS/B. (confira as campanhas no site da agência)
Todos os cases premiados poderão ser vistos no Guia Exame de Boa Cidadania Corporativa, que chega às bancas nos próximos dias. A edição deste ano traz 201 empresas participantes, cujos projetos demonstram o grau de maturidade das práticas sociais das companhias.
Por Emilia Spirlandelli