Renovar, reciclar, transformar são palavras que podem ter vários sentidos. Na da medalhista de ouro das Olimpíadas do Rio, a judoca Rafaela Silva, tem gostinho de volta por cima e recomeço. Ela é a estrela da nova campanha de Vanish Crystal White, sua patrocinadora oficial, que transformou seus quimonos em faixas para as crianças do Instituto Reação. Num estilo que lembra muito o filme Cidade de Deus (2002), o comercial foi filmado na comunidade e é narrado pelo treinador (do Instituto Reação e do Time de Refugiados) Geraldo Bernardes.
As cenas contam um pouco sobre a história da vida e as dificuldades enfrentadas por Rafaela. E vai além da superação. Agora, o desafio auto-imposto pela atleta é também fora dos tatames: inspirar novas gerações da Cidade de Deus, a comunidade onde cresceu. O comercial, claro, destaca as qualidades do produto mas de um modo bem criativo. A brancura do quimono usado nas Olimpíadas do Rio 2016 ganha destaque na confecção das 14 faixas para as crianças do Instituto Reação, obra social criada pelo medalhista olímpico Flávio Canto em 2003, onde Rafaela começou a lutar. Em entrevista ao UOL, a judoca disse que também tem o sonho de montar uma instituição para ajudar as crianças da Cidade de Deus.
Feito para as redes sociais, o filme já foi visto por 3,4 milhões de pessoas na página de Vanish no Facebook e 64 mil visualizações na página da Rafaela Silva. A hashtag promocional é #RenoveSuasHistórias. A criação é da Havas.
O Instituto Reação
Quatro atletas do Instituto Reação participaram da Rio 2016: Rafaela Silva, Victor Penalber, Popole Misenga e Yollande Mabika. A ONG atende 1,2 mil crianças, adolescentes e jovens a partir de 4 anos em cinco polos em regiões carentes do Rio de Janeiro – Rocinha, Cidade de Deus (Jacarepaguá), Tubiacanga, Pequena Cruzada e Deodoro.