Os fabricantes de uma nova marca de papel higiênico preto de luxo no Brasil foram acusados de racismo por usar o slogan “Black is Beautiful” como parte de uma campanha publicitária, protagonizada pela ruiva Marina Ruy Barbosa.
Batizado de “Personal Vip Black”, o papel promete trazer mais sofisticação e “um novo olhar para a decoração com diferenciação”. Foi lançado na segunda-feira (23/10) pela empresa paulista Santher, com uma enorme campanha publicitária com a atriz nua, coberta pelas faixas da papel higiênico preto. A criação é da agência Neogama. Menos de 24 horas depois, as imagens do produto nas redes sociais já não usavam o slogan Black Is Beautiful e uma foto de Barbosa vestindo o papel higiênico preto foi removida de sua conta Instagram.
O problema é que Black is Beautiful, nome também de uma música imortalizada pela cantora Elis Regina em 1971, é um movimento cultural que foi iniciado nos Estados Unidos na década de 1960 como reforço da autoestima contra a segregação racial que ainda era muito forte. Mais tarde se espalhou para além dos Estados Unidos como palavra de ordem para o Movimento de Consciência Negra de Steve Biko na África do Sul .
“As pessoas morreram para que esta expressão pudesse ser reverenciada até hoje. As pessoas continuam morrendo e essa expressão é mais importante e vital que nunca antes “, escreveu o escritor do Rio, Anderson França, no Facebook . “Mas no Brasil, se você inserir #blackisbeautiful você vai achar papel”.
O post de Anderson França foi compartilhado milhares de vezes e foi apenas uma das várias reações negativas que se espalharam pelas redes sociais já pouco depois do lançamento da campanha.
“No Brasil #Blackisbeautiful não é uma causa, agora [é] papel higiênico. Onde o preto vive? “, Escreveu um usuário do Twitter .
“Nós vemos o racismo em tudo ou você é convenientemente cego?”, reiterou outro
A gente vê racismo em tudo ou cês são convenientemente cegos? #blackisbeautiful #personalvipblack pic.twitter.com/SEaxkoxj57
— Lip (@moreiralipe_) 23 de outubro de 2017
“Preto é lindo. A cor sempre foi considerada um ícone de estilo e refinamento “, disse a gerente de marketing da empresa, Lúcia Rezende, em um comunicado divulgado pelo site de notícias G1.
Humberto Adami, um dos principais advogados negros no Rio que preside a Comissão Nacional de Verdade da Escravidão Negra no Brasil , disse que a controvérsia foi a mais recente em uma série de incidentes envolvendo indústria de publicidade no Brasil. “Esses anúncios sugerem esse tipo de racismo subliminar”, disse Adami ao jornal inglês The Guardian.
Embora mais da metade da população do Brasil se identifique como raça negra ou mista, a publicidade e a televisão usam predominantemente rostos brancos para boa parte das campanhas, especialmente se for para reforçar algo positivo. Com informações do The Guardian e Adnews.