“Eu quero ter câncer.” No filme, todos os personagens falam isso gerando um desconforto que só vira um certo alívio quando já perto do final, uma mulher diz que quer tê-lo antes “que você tenha”. Mas não é nada animador, para os irlandeses, a estimativa de que em 2020 metade deles receberá um diagnóstico de câncer. A campanha é da Irish Cancer Society. A criação é da agência Chemistry.
Embora chocante e com dados locais, a campanha pode servir de alerta às populações do mundo todo. A alimentação saudável, observando peso e consumo de álcool, exercícios físicos regulares e não fumar, é um grande passo na redução do risco de câncer.Quatro entre 10 tipos de câncer podem ser evitados.
No momento, 40.000 pessoas são diagnosticadas com câncer todos os anos na Irlanda – cerca de 150 pessoas todos os dias. Através das pesquisas, são descobertas novas formas de diagnóstico e tratamento. O que contribui para o aparecimento da doença. “Em 2020, 1 em 2 de nós estará começando um diagnóstico do cancro em nossa vida. O fato em si é chocante; Não podemos esconder dela, e nem devemos nós. Devemos enfrentá-lo. É nosso dever conscientizar as pessoas. Isso os faz pensar. Isso os obriga a considerar alguns dos comportamentos que contribuíram para a situação. E, claro, também os incentiva a apoiar os esforços da Sociedade Irlandesa de Câncer, através da doação e voluntariado”, informou a agência em um comunicado à imprensa.
“Os personagens – um pesquisador, um jovem, uma filha, um casal e um homem de meia-idade, cada um tem algo direto e desafiador a dizer sobre o câncer. Não se esquivam dos fatos, nem sugerem que não há nada que possamos fazer. Há otimismo, e força. Estamos pedindo que todos se envolvam no hotsite da campanha para encontrar mais informações.”