Quando o silêncio termina

06/12/2016

A mudança começa quando o silêncio termina. E é preciso falar muito, todo dia. O machismo nosso de cada dia é o tema do novo filme da campanha Fale Sem Medo: Não à Violência contra a Mulher. De acordo com instituição,  nem todo mundo enxerga. A peça será veiculada nas redes sociais da organização.

O Instituto Avon propõe que as pessoas compartilhem suas histórias com a  #VamosConversar. O vídeo já tem mais de 2 milhões de visualizações no Facebook.

A Avon ampliou também o debate sobre a violência. Desde 25 de novembro de 1986, a ONU convoca o mundo inteiro para discutir questões relacionadas à violência contra as mulheres por meio de uma campanha anual global.  É a campanha “16 dias de ativismo”, que tem início todo dia 25 de novembro, Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, e término no dia 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos. No Brasil, a campanha foi estendida para 21 dias, para destacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras e iniciaram no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Mais sobre a campanha

A Campanha Fale sem Medo – não à Violência Doméstica foi lançada em 2008 com o objetivo de contribuir para a educação, conscientização e reflexão para a prevenção e o combate da violência doméstica. Em 2012, as campanhas ganharam o apoio da empresária Luiza Brunet, que se tornou Embaixadora do Instituto Avon, endossando as iniciativas das campanhas em todo país.

Numa outra ponta dessa iniciativa está a parceria entre o Instituto Avon e o ELAS Fundo de Investimento Social.  O Fundo Fale Sem Medo apoia, desde 2012, ações de grupos e organizações da sociedade civil que promovem o enfrentamento da violência contra a mulher. O Fundo já apoiou 42 projetos por todo o país.