Atualização em 27/6/2016: esta campanha ganhou Leão de Ouro na categoria Cyber, no Festival de Cannes 2016.
Não deixar o amigo usar o celular enquanto dirige pode ser uma prova de amor. Por ele e por você. Embalada pelo hit Hello, de Lionel Ritchie, a campanha da NZ Transport Agency usa o humor para lembrar que uma pequena distração – como dar uma olhadinha no celular – pode causar um grave acidente. Aliás, pesquisas recentes revelam que este tipo de distração são responsáveis por 20% a 30% de acidentes com vítimas na Nova Zelândia.
A campanha foi lançada na semana passada, em 27/3 e já viralizou na internet: na primeira semana de veiculação, mais de 52 milhões de visualizações. A criação é da Clemenger BBDO. O vídeo foi compartilhado mais de 1 milhão de vezes também na primeira semana. Além do filme inspirado, a campanha incentivou os passageiros a “denunciar” os motoristas desatento no Twitter, marcando-o. Milhares de tweets denunciando as infrações foram feitos, mesmo fora da Nova Zelândia.
O alvo da campanha, que foi toda planejada para o ambiente online e rádio, são os jovens por volta dos 20 anos. Esse público, segundo pesquisas, são hard users de celulares mesmo no trânsito. Digitar um número para fazer uma ligação torna o motorista 2,8 vezes mais vulnerável a um acidente. Falar no celular faz com que 37% da atenção ao ato de dirigir seja desviada e torne as reações 55% mais devagar.
O governo neozelandês estima que 99 mil motoristas não se desconectam. Os celulares foram responsáveis diretamente por 28 mortes, segundo o governo neo-zelandês. Confira no infográfico abaixo, que também faz parte da estratégia criativa da campanha.