Propagandas anti-fumo mudam imagem do cigarro no país

25/09/2007

As campanhas chocantes contra o cigarro mudaram o comportamento dos brasileiros. A imagem sexy do fumante, veiculada em filmes e nas propagandas durante décadas, já não existe mais para a maioria (85%) – está no imaginário de apenas 9% dos entrevistados pela pesquisa nacional do instituto Datafolha e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo na edição de domingo. Os brasileiros também aprovam as campanhas chocantes e de mensagens fortes: 83%concordam e só 12% dos entrevistados consideraram as peças “exageradas, mostrando os males causados pelo consumo de cigarros de maneira sensacionalista”. Além disso, o índice dos que desejam parar de fumar (83%) é maior que em países como Inglaterra e Estados Unidos. Dos entrevistados fumantes, 69% disseram que tentaram parar e não conseguiram. Para o levantamento, foram ouvidas 2.771 pessoas a partir de 16 anos em 164 municípios do país nos dias 14 e 15 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
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