Produtos para o amanhã

07/06/2017

É preciso se preparar para o futuro. A guerra contra o aquecimento global sofreu uma enorme derrota. Depois de muitas nações terem concordado em limitar ou reduzir suas emissões de carbono, no acordo fechado em Paris, em dezembro de 2015, o mundo voltou a questionar, em 2017, se as principais potências de fato cumprirão aquilo que prometeram. A grande maioria dos cientistas concorda que frear o aumento da temperatura na Terra é urgente e que as consequências de não agirmos agora podem ser graves. Ainda assim, assim, o assunto não parece mobilizar a sociedade tanto quanto poderia.

Para mostrar a importância do assunto e alertar sobre os problemas que podem surgir se a atual geração não limitar o aquecimento global, a ONG The Nature Conservancy (TNC), a maior organização ambiental do mundo, lançou na semana passada a campanha Products of Tomorrow. A ação é da agência África.

Os anúncios levam a uma web store onde você pode reservar alguns produtos que provavelmente vai precisar nas próximas décadas. Para cada um deles, uma data de entrega baseada nos prognósticos atuais das mudanças climáticas.

Ao reservar o produto no site, a pessoa é convidada a compartilhar a mensagem no Facebook para amplificar a mensagem. Cada produto parte de uma perspectiva realista das consequências do aquecimento global na vida cotidiana, como a escassez de água potável, a maior incidência solar e o aumento das temperaturas, e os desafios da agricultura em um ambiente cada vez mais hostil.

O protetor solar, por exemplo, é SPF 350+ será indispensável quando, em 2070, a terra é estará 4 ° C mais quente.

Já a “água de chuva de baixa acidez” será um item de luxo a partir de 2037, quando dois terços da população do planeta terão acesso limitado à água potável.

Por fim, o hit “maçã” com 3% de fruta será uma iguaria fina em  2080, quando o cultivo de alimentos orgânicos será quase impossível por causa das terras inférteis.