HP ajuda a encontrar pessoas desaparecidas

01/07/2015

print-for-help-hp

Todos os anos, cerca de 200 mil pessoas desaparecem no Brasil e os tradicionais cartazes espalhados pelas ruas ainda são as principais ferramentas utilizadas para ajudar a encontrá-las. Para aumentar a eficiência desses cartazes, a FCB Brasil desenvolveu para a Associação Mães da Sé/ABCD um projeto em parceria com a HP chamado Print For Help (Imprima para Ajudar).

A iniciativa aproveita a tecnologia ePrint da HP, presente em milhares de impressoras pelo mundo. A ação pretende aumentar as chances de encontrar os desaparecidos imprimindo em poucos minutos cartazes através dessa tecnologia para permitir que os usuários recebam trabalhos impressos a partir de qualquer lugar.

Para que isso funcione, os usuários que possuem o aparelho só precisam registrar as impressoras com seus endereços de e-mail no site imprimaparaajudar.com.br. Dessa forma, a associação pode mandar, de forma automática, os cartazes para as impressoras localizadas em um determinado raio do local onde uma pessoa desapareceu. Assim, o usuário da impressora pode ajudar com a divulgação, pesquisas e criar uma rede de contribuição.

Para otimizar a ação, a Mães de Sá usa uma geolocalização para identificar as impressoras automaticamente para que os cartazes sejam impressos de acordo com o local que a pessoa desapareceu. Com isso, a campanha pretende acelerar os esforços nas buscas nas primeiras horas, consideradas cruciais para aumentar a chance de sucesso. “Quanto mais nós divulgamos, mais chances nós tempos e o tempo diminui.E tempo, na questão de desaparecidos, é muito importante“, explica Eliana Vendramini, promotora de São Paulo.

A Mães da Sé conta com uma home page que fornece uma lista detalhada dos desaparecidos, para informar quando elas são localizadas. Ao longo dos últimos 19 anos, a associação já ajudou a encontrar mais de 4.200 pessoas. “É muito gratificante ter um trabalho bom na rua, que ajuda em uma luta solitária e como ‘plus,’ ganhar um Leão pra coroar e dar um certificado de proficiência”, comemora Márcio Bueno, Creative Technologist da FCB Brasil.

Print For Help recebeu três Leões no Festival de Cannes 2015 – prata e bronze na categoria Promo And Activation e ouro na categoria Cyber.

Para ler sobre outras campanhas que o blog já publicou a respeito de pessoas desaparecidas, clique aqui.