Crianças vítimas de violência geralmente dão pistas de sua situação inconscientemente nos desenhos. Infelizmente, muitos destes sinais são descobertos muito tarde. Para destacar a importância de prestar atenção a estes sinais, a ONG norte-americana Amigos For Kids, radicada em Miami, montou uma exposição multimídia incomum de alguns desenhos feitos por crianças vítimas de abuso na Miami Art Week.
Os significados desenhos expostos, provenientes da University of South Australia, só eram revelados nos áudios que acompanhavam cada peça, contando a sua história. Além da comoção e do alerta, a mostra serviu também para que algumas pessoas também reconhecem os sinais. Um dos depoimentos acima, mostra uma moça contando que agora algumas coisas de sua própria infância faziam sentido.
Os monstros de minha casa
O documentário espanhol “Los monstros de mi casa” (acima) é uma outra iniciativa que alerta para a importância de prestar mais atenção aos que os pequenos desenham. As cenas retratam a situação de crianças vítimas de abuso emocional ou físico.
O filme, de 2010, traz depoimentos de pessoas vítimas de abuso na infância ou cuidadores de crianças vítimas de abuso. Em destaque, a história de Carmen Artero, uma mãe que resolveu lutar contra a violência contra crianças e que tem seus próprios monstros.
A violência contra a criança, infelizmente, ocorre em todos os grupos sociais e se caracteriza quando uma criança ou adolescente é usado como gratificação sexual por um adulto ou adolescente mais velho, através do uso da violência física, coação ou abuso da confiança. Frequentemente, o agressor é um membro da família ou responsável pela criança, alguém que ela conhece, no qual confia e com quem, muitas vezes, tem uma estreita relação afetiva.