Em Quebec (e em muitas outras cidades) ainda há motoristas e passageiros que morrem em acidentes de trânsito porque não usaram o cinto de segurança. A campanha da Société de l’Assurance Automobile Quebec (o departamento de trânsito local) vai direto ao ponto: “prenda na cintura, continue vivo”. As imagens dão a ideia que o cinto está escondendo a data da “morte” escrita na camiseta.
A criação é da agência Lg2. O alvo são os jovens de 16 a 24 anos. Os cartazes que ilustram este post serão colocados em bares e restaurantes no período de 27 de agosto e 23 de setembro. A campanha também tem banner para internet (confira as peças aqui). Usar cinto de segurança reduz pela metade o risco de ser morto ou gravemente ferido em um acidente. De acordo com a Société de l’Assurance Automobile Quebec, o uso do cinto de segurança evitaria 50 mortes e 140 feridos graves por ano. Os canadenses estão fazendo a campanha porque “apenas” 93% da população usa o cinto de segurança adequadamente (veja aqui).
No Brasil, o uso do cinto de segurança ainda é um grave problema. Um levantamento da ABRAMET – Associação Brasileira de Medicina de Tráfego revela que 90% da população utiliza o item de segurança no banco da frente, já no banco de trás apenas de 3% a 7% afivelam o cinto de segurança.