Ninguém é diferentão

19/02/2016

As mães super-ocupadas, os doidos por bacon e até você, ninguém está a salvo. Principalmente se não faz exercício, está fora do peso ou tem alguém na família com diabetes. Esta campanha norte-americana de prevenção aposta no humor e na ironia para despertar os norte-americanos para a importância de check ups periódicos e hábitos saudáveis para evitar o diabetes.

A campanha, que ganhou o Leão de Bronze na categoria PR no Festival de Cannes 2016, foi  veiculada em inglês e espanhol na TV, rádios e na web. Estima-se que 90% da população dos EUA – cerca de 86 milhões de pessoas – está com pré-diabetes e não sabe disso.

O terceiro vídeo  da campanha (veja abaixo) é um teste virtual que ajuda as pessoas a descobrir se está ou não no grupo de maior risco de pré-diabetes.

O teste pode ser feito também pelo site DoIHavePrediabetes.org. A campanha é assinada pelo Ad Council (o departamento de propaganda institucional do governo americano) , a American Diabetes Association (ADA), a American Medical Association ( AMA) e os Centro de Controle de Doenças (CDC). O diabetes é uma doença silenciosa. E a campanha serve para nós brasileiros também. Além de adotar hábitos saudáveis, vá ao médico ao menos uma vez por ano para fazer um check-up. 

Brasil

Estima-se que ao menos 2 milhões de brasileiros por ano sejam diagnosticados com pré-diabestes. Sem intervenção, pode se transformar em diabetes do tipo 2 dentro de 10 anos.

Veja também o portal Diabetes da Sociedade Brasileira de Diabetes para mais dicas e informações. Sem intervenção, pode se transformar em diabetes do tipo 2 dentro de 10 anos.

Esta campanha foi atualizada em 24/6/2016 por ter sido premiada em Cannes.