23/08/2016

Suicídios

Instalação interativa transforma ponte da morte em ponto turístico.

Ponte da vida

23/08/2016

O suicídio virou uma epidemia mundial, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), com 800 mil vítimas por ano.  É um problema que não deve ficar restrito às autoridades de saúde. E a seguradora Samsung Life Insurance deu um bom exemplo de como as marcas podem se humanizar, fazendo algo realmente relevante e sem sair do seu core business. Com a ação Bridge of Life, a marca sul-coreana reduziu drasticamente (85%) os suicídios num dos pontos onde eles mais ocorriam: a Ponte Mapo, que percorre 2,2 km sobre o rio Han, em Seul.

A saída criativa foi transformar a Ponte Mapo em um espaço interativo, que inspirasse as pessoas. A  instalação levou um ano e meio para ser feita, contou com 124 trabalhadores e utilizou 2.200 luzes de LED e sensores. Luzes com sensores acendem conforme as pessoas caminham pela ponte. Ao longo do trajeto, são mostradas imagens e frases inspiradoras que incluem: “Vá ver as pessoas de quem você sente saudade”, “Os melhores momentos da sua vida ainda estão por vir”, “Como você gostaria de ser lembrado?”. As mensagens foram criadas em parceria com psicólogos e ativistas da prevenção ao suicídio.

Cannes

Entre 2003 e 2011, a Ponte Mapo registrara 1.090 suicídios. A Coréia do Sul ficou 8 anos como um dos países onde se comete mais suicídio. Hoje em dia a Ponte é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. A criação foi da agência Cheil Worldwide. A ação recebeu Titanium Lion no Festival de Criatividade de Cannes de 2013.