A violência excessiva nos programas que crianças costumam assistir na TV preocupa muita gente. Mas, para milhares de crianças que vivem em comunidades sul-africanas como Cape Flats, a violência não tem nada de ficção. O filme “Break the Cycle” não é bem o que parece. E leva o espectador a desejar que a violência fosse só mais um filme.
A criação é da Saatchi&Saatchi para a Community Action for a Safer Environment (CASE), que apoia crianças vítimas ou testemunhas de violência doméstica e suas famílias. Para “quebrar o ciclo da violência”, a campanha pede ajuda através de doações via SMS para os programas educacionais e de atendimento psicológico da CASE. A instituição também convocou a população para uma discussão pelo Twitter sobre como enfrentar a violência, com a hashtag #breakviolence.
De acordo com as estatísticas de criminalidade da África, a cada mês cerca de 100 pessoas são mortas vítimas de violência em Western Cape, província de Cape Flats. Mais de 80% dos adultos não chegaram ao ensino médio e 20% não concluíram sequer a educação básica.